Clínica Geral

A clínica geral engloba prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de condições, desordens e doenças dos dentes e gengivas.

Restaurações: a restauração dentária é uma forma de fazer com que o dente afetado por uma cárie ou devido a fraturas volte à sua forma e sua função normal. No caso da cárie, o dentista remove a parte do dente que está dente que está deteriorada, limpa a área atingida e preenche a cavidade com material restaurador que, entre os mais utilizados, pode ser de porcelana ou resina composta (restauração da cor do dente). Existem outros materiais para restauração, como o ouro e o amálgama, porém estes são pouco utilizados atualmente.

Aplicação de Flúor: com uso recomendado em crianças, a aplicação do flúor é uma técnica simples em que não há riscos de a criança engoli-la, isso porque sua aplicação se dá com um pincel específico para esse fim. A aplicação deve ser repetida a cada seis meses após a erupção do primeiro dente e se repetir até os 3 anos de idade, o que irá fortalecer o amadurecimento dental.

Bruxismo: trata-se do hábito de ranger ou apertar fortemente os dentes, durante o dia ou à noite. O bruxismo normalmente causa grandes desgastes nos dentes, mas pode fazer também com que os dentes fiquem doloridos. Por vezes, o bruxismo pode ainda acarretar em problemas que envolvem a articulação temporomandibular (ATM).

O tratamento consiste na utilização de um dispositivo personalizado para dormir chamado placa miorrelaxante (popularmente conhecido como placa de bruxismo).

Este dispositivo é encaixado nos dentes superiores protegendo-os do contato com os dentes inferiores e assim prevenindo o desgaste dental.

Embora a placa miorrelaxante ser uma maneira excelente para tratamento do bruxismo, há ainda a necessidade de um tratamento individualizado, pois o dispositivo não é uma cura ao problema.

Selante: o selante é utilizado como uma barreira que proporciona maior facilidade na limpeza dos restos alimentares e no controle de placa bacteriana, reduzindo o risco dessas superfícies ficarem cariadas.

Normalmente é aplicado nos dentes posteriores, os quais contêm fóssulas e fissuras que acumulam restos alimentares e placa bacteriana com mais facilidade e onde as cerdas das escovas não alcançam facilmente. Assim, reduz o risco de cárie nessas regiões, protegendo o dente. O procedimento é rápido e pode ser realizado por crianças, jovens e adultos que possuem riscos de desenvolver cáries.