Endodontia


É a especialidade da odontologia que trata da prevenção, diagnóstico tratamento das doenças relacionadas com a polpa dental e suas repercussões nos tecidos periapicais (região apical da raiz de um dente).

O que é Endodontia? A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido que fica no interior do mesmo e que contém, entre outros elementos, vasos e nervos. Esse procedimento é realizado após a polpa ser danificada, infecionada ou necrosada (morta). Em seguida, o espaço gerado com a remoção da polpa no interior do dente é limpo, modelado e preenchido com material obturador específico, o qual sela o canal radicular.

A endodontia também atua nas possíveis consequências da necrose pulpar, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outras complicações que podem ocorrer.

Por que realizar esse tratamento? Fazer um tratamento de canal e tratar as patologias presentes na polpa evita a perda dentária as consequências que a ausência de apenas um dente pode ocasionar. Outrossim, a endodontia promove o alívio dos incômodos e dores causados pela infecção pulpar, devolvendo ao paciente o bem-estar e as funções mastigatórias.

Como é o tratamento? O tratamento realizado pelo especialista em endodontia consiste na remoção do tecido pulpar do interior do sente seguido da obturação do espaço gerado com materiais obturadores específicos que irão selar os canais dentários. Atualmente o procedimento pode gerar pouco ou até mesmo nenhum desconforto, visto que a especialidade em endodontia tem evoluído juntamente com técnicas e tecnologias que possibilitam que o tratamento seja realizado em apenas uma sessão.