Periodontia

É a especialidade da odontologia responsável pela prevenção e tratamento de doenças que acometem os tecidos de suporte e proteção dos dentes (gengiva e osso).

Tais doenças, como a gengivite e a periodontite, são bastante agressivas e necessitam de tratamento odontológico adequado, uma vez que podem levar a perda dentária ou até mesmo complicações de saúde sistêmica. Se sua gengiva sangra, procure atendimento odontológico.

O que é doença periodontal? A doença periodontal é uma infecção que afeta os tecidos os tecidos que rodeiam os dentes. Causada por bactérias, a doença periodontal caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

O sinal característico é o sangramento gengival que ocorre normalmente durante a escovação ou durante o uso do fio dental, mas também é importante estar atendo para alteração na posição dos dentes, mobilidade dentária, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço, entre outros sinais.

A doença periodontal é a principal causadora de perda dentária em adultos. A prevenção é de suma importância e pode ser realizada removendo a placa bacteriana e mantendo a higiene bucal com escova e fio dental. Ademais, as limpezas periódicas feitas pelo dentista também exercem papel fundamental na prevenção da doença periodontal.


Como é o tratamento? O tratamento é realizado através da remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Em alguns casos, quando os instrumentos de raspagem não alcançam toda a área comprometida da raiz dentária, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

A doença periodontal é bastante agressiva e pode deixar sequelas estéticas, como o deslocamento na posição do dente, retração gengival, aumentando aparentemente o comprimento do dente. Essas sequelas podem ser minimizadas através de procedimentos cirúrgicos e protéticos.