Implantes


Implantodontia é a especialidade da odontologia que trata a reabilitação oral por meio do implante dental. Os implantes são estruturas de metal (titânio, normalmente) que são posicionadas cirurgicamente nos ossos maxilares para substituir as raízes dentárias dos dentes ausentes.

O que são implantes?

São estruturas de metal (titânio, normalmente) que são posicionadas cirurgicamente nos ossos maxilares para substituir as raízes dentárias dos dentes ausentes. Após instalados, permitem ao dentista a montagem de dentes que irão realizar funções estéticas e mastigatórias, reabilitando a saúde bucal e atuando semelhante a dentes naturais.

Por que realizar esse tratamento?

O implante é uma ótima solução para quem usa pontes móveis ou até mesmo próteses totais (dentaduras), pois visa estabelecer a fixação das próteses, gerando estabilidade das mesmas. Vale lembrar que é de suma importância manter uma boa higiene oral para evitar doenças infecciosas ao redor dos implantes. Ademais, o paciente terá uma vida normal tal como as que têm dentes naturais. Outrossim, os implantes podem ser realizados em qualquer pessoa, em qualquer idade a partir da puberdade.

Como será feito o tratamento?

O tratamento é desenvolvido basicamente em duas etapas onde: na primeira há a instalação do implante no osso; e na segunda, quando é instalada a peça protética (dente) sobre o implante dentário.

Etapa cirúrgica: É a etapa de instalação dos implantes nos ossos maxilares por meio de cirurgia, a qual é indolor e não possui pós-operatório complicado. Após essa etapa, é necessário esperar aproximadamente 6 meses para que ocorra a osteointegração (união do tecido ósseo à superfície do implante instalado) e nesse período os implantes permanecem protegidos de cargas ou movimentações dentro do osso.

Etapa protética: É a etapa de finalização do tratamento, onde ocorre a fixação de uma prótese sobre os implantes por meio de parafusos que serão recobertos por resina composta da cor do dente após a instalação. Sendo assim, é possível a remoção da prótese pelo dentista para manutenção da mesma.