Ortodontia

A ortodontia é a especialidade odontológica que busca restabelecer a oclusão dentária (encaixe dos dentes da maxila com os dentes da mandíbula) por meio da correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma errada, prevenindo más oclusões e restabelecendo uma saúde bucal adequada.

Por que realizar o tratamento?

Para uma correta mastigação, nutrição e saúde bucal adequadas, é necessário possuir uma oclusão dentária dentro dos padrões da normalidade. Por meio do tratamento ortodôntico, é possível restabelecer esses padrões de normalidade da oclusão dentária, prevenindo problemas de saúde relacionados à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular (ATM).

A idade mínima considerada ideal para uma primeira avaliação ortodôntica se dá entre os 6 e 7 anos de idade, salvo exceções por necessidades urgentes. Vale salientar também que não existe idade máxima para realizar tratamento ortodôntico, embora haja a necessidade de cuidados especiais pois o tratamento pode ser contraindicado por doenças periodontais (afetam o tecido de suporte dos dentes).

Como será feito o tratamento?

O tratamento ortodôntico consiste inicialmente na instalação do aparelho, que pode causar alguma sensibilidade. Posteriormente, após os ajustes realizados pelo ortodontista, pode haver certo desconforto por um período de até 48 horas.

Para prevenir complicações durante o tratamento, o paciente deve seguir todas as orientações do ortodontista, principalmente no âmbito da higiene bucal, visto que restos de alimentos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas nos dentes ou até mesmo cáries dentárias. Além disso, podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Contudo, um bom planejamento e profissionais qualificados tendem a controlar e minimizar essa tendência.

Tipos de aparelhos:

Aparelho fixo metálico: é o tipo de aparelho mais conhecido. Composto por fios, bráquetes metálicos e borrachinhas (que podem ser coloridas ou transparentes), este modelo de aparelho oferece resultados bastante satisfatórios, permitindo uma maior movimentação dos dentes, independente da colaboração do paciente. É indicado para quase todos os tipos de desalinhamento e exige um cuidado especial na higiene bucal para evitar o desenvolvimento de gengivites e cáries.

Aparelho fixo estético: é um tipo de aparelho ortodôntico também muito conhecido, bastante escolhido e muito utilizado devido a sua apresentação discreta e quase imperceptível, principalmente de longe. Sua composição possui bráquetes transparentes que proporcionam essa discrição.

Aparelho fixo auto ligado: também são metálicos, porém sem necessidade do uso de borrachinhas. O fio ortodôntico é preso diretamente ao bráquete, o que proporciona maior conforto e discrição ao paciente. Outro fator importante é que este modelo de aparelho traz resultados com maior eficácia, reduzindo o tempo de tratamento em grande parte dos casos.

Aparelhos removíveis: são aparelhos encaixados na boca e que podem ser removidos pelo dentista ou pelo paciente e, portanto, depende da colaboração do paciente. Sua utilização pode ocorrer tanto para pequenas movimentações dentárias, quanto para correções ortopédicas, quando há alterações ósseas.

Alinhadores invisíveis (Invisalign): é o tipo de aparelho mais moderno existente no mercado atualmente. Este tipo de aparelho ortodôntico é confeccionado com tecnologias específicas e transparentes, sob medida e de acordo com a arcada dentária de cada paciente.

Assim, os alinhadores se encaixam perfeitamente na boca, trazendo praticidade e conforto na sua utilização. A troca dos alinhadores é supervisionada pelo dentista que orienta o paciente a respeito da troca de alinhadores pelo paciente, dispensando, portanto, as frequentes visitas ao consultório odontológico.

Outro fator importante de salientar é que o paciente pode remover os alinhadores invisíveis para realizar as refeições, tirar fotos, o que traz comodidade no tratamento.

A indicação é restrita a casos específicos e de mais simples resolução no alinhamento dentário e, apesar do custo um pouco mais elevado, seu conforto e praticidade, além dos resultados, fazem o investimento valer a pena.